Boletim “A gente ama Enfermagem” traz boa notícia


20.04.2016

10ª edição – 03/2016

Temos boas notícias para a gente que ama Enfermagem: o PL do Descanso Digno avança no Congresso. As audiências públicas sobre formação EaD em Enfermagem, que estão percorrendo todo o Brasil, também têm destaque nesta edição. Convocamos os atuais e futuros profissionais a participarem da luta pela formação presencial e de qualidade.

Acompanhe ainda os principais acontecimentos relacionados à profissão e ao Cofen. Em 17 de maio, durante a Semana da Enfermagem, teremos uma grande mobilização pela Jornada de 30h, pelo Piso Salarial Nacional e pelas grandes bandeiras que unem a categoria. Vai ter luta!

aba em destaque

Audiências Públicas sobre EaD em Enfermagem percorrem o Brasil

EaDA formação de profissionais de Enfermagem pelo ensino a distância e os riscos que essa modalidade pode trazer à sociedade são tema de Audiências Públicas realizadas em todo o Brasil. Em março, audiências no Acre, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul repudiaram a formação EaD de enfermeiros e técnicos em Enfermagem e declararam apoio ao Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a formação não presencial de enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

Acompanhe, no Portal Cofen, o cronograma das audiências, participe e ajude a fortalecer a nossa profissão. Você é nosso convidado.

Lei do descanso digno para Enfermagem avança no Senado

PL_DescansoDigno_EnfermagemO PL do Descanso Digno foi aprovado no Senado e segue para a Câmara dos Deputados. O projeto, iniciativa do Cofen abraçada pelo senador Valdir Raupp (PMDB – RO), dispõe sobre condições dignas de repouso dos profissionais de Enfermagem durante o horário de trabalho.

“É desumano termos profissionais em regime de plantão repousando no chão, no banheiro, sem condições mínimas para exercer efetivamente o descanso previsto em lei”, afirmou Manoel Neri, presidente do Cofen. A vitória corrige uma grande injustiça, uma vez que já é garantido aos médicos um local apropriado de descanso.

aba noticias

Teresina/PI é sede do 7º Seminário Administrativo do Sistema

A cidade de Teresina (PI) foi escolhida como sede da sétima edição do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que acontecerá de 26 a 29 de abril. O evento promove o encontro de conselheiros, assessores jurídicos, membros das Comissões Permanentes de Licitações e demais colaboradores que representem os Conselhos Regionais. Saiba mais.

Brasil preside Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul

O Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM), órgão que articula políticas de formação e assistência em Enfermagem, se reuniu em Montevidéu, Na ocasião, os representantes do Cofen receberam a documentação referente à Presidência pró-tempore do Conselho. Saiba mais.

Conselhos de Enfermagem realizam Seminário sobre formação a distância

Realizado em Brasília, no dia 7 de abril, o evento buscou ampliar e qualificar o debate sobre a formação EaD em Enfermagem e suas implicações para a Saúde Coletiva. Desde 2011, todos os Conselhos profissionais firmaram posição contrária à EaD para a formação profissional na área da Saúde. A modalidade é admitida na formação continuada e em algumas disciplinas do curso presencial, podendo chegar a 20% da carga horária. Saiba mais.

Justiça reafirma legalidade da Enfermagem Obstétrica

A legalidade do parto domiciliar e da realização do parto por enfermeiros obstétricos e obstetrizes foi confirmada em ação movida pelo Coren-RS, Sergs e Abenfo. A decisão judicial proibiu o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul de continuar divulgando a ideia errônea que somente médicos podem realizar parto. “Consideramos importante reforçar, frente aos ataques corporativos, a fundamentação legal da atuação dos enfermeiros generalistas, dos enfermeiros obstétricos e obstetrizes na assistência ao parto”, afirma a conselheira federal Fátima Sampaio. Saiba mais.

Cofen define atribuições dos profissionais de Enfermagem no IML e Análise Forense

O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem aprovou por unanimidade o Parecer Técnico da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen (CTLN), determinando a legalidade da atuação dos profissionais de enfermagem nos IML e Laboratórios Forenses do Brasil. “Trata-se uma área de atuação relativamente nova, mas com grande potencial de expansão”, afirma a vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira. Saiba mais.

Coren-PE apresenta nova diretoria por determinação do Cofen

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) apresentou sua nova diretoria, em cumprimento à decisão do Cofen que decretou a intervenção na diretoria do regional. A intervenção se fez necessária por violação da legislação do sistema, com desrespeito à determinação da plenária do Cofen para que fossem reintegrados funcionários dos Coren-PE demitidos sem recebimento de indenizações trabalhistas.Saiba mais.

Oficina propõe metodologia integrada de fiscalização em maternidades

Os Conselhos Regionais de Enfermagem de diversos estados participaram oficina para implementação de nova metodologia de fiscalização integrada dos serviços de Enfermagem obstétrica. Baseado em experiência bem sucedida no Coren-PA, o projeto busca aperfeiçoar a fiscalização, em parceria com os Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher, tornando-a indutora de melhorias na assistência ao pré-natal, parto e puerpério. Saiba mais.

aba_congresso

Apoio ao PL 30h liderou ligações do cidadão ao Disque-Câmara em 2015

O PL 2295/2000, que estabelece a jornada dos profissionais de Enfermagem em trinta horas semanais, foi a proposição mais solicitada do Disque-Câmara, serviço de atendimento aos cidadãos da Câmara dos Deputados. Apoiado pelo Cofen e pelas entidadades sindicais e associativas da Enfermagem, o projeto recebeu pareceres favoráveis de todas as comissões e aguarda votação há mais de uma década. A mobilização dos profissionais e da sociedade é fundamental para sensibilizar os congressistas. Participe! Saiba mais.

aba comunicacao

Cofen realiza Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação

Com mais de 60 participantes, o dobro do inicialmente previsto, o Seminário de Alinhamento Estratégico em Comunicação do Cofen discutiu proposta de Política de Comunicação para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “Propomos uma troca de conhecimentos, experiências e necessidades, para construir e implementar um política de comunicação que promova a integração do Cofen e dos Conselhos Regionais”, destacou Neyson Freire, assessor de Comunicação do Cofen. O seminário teve apoio do Coren-SP, anfitrião do evento. Saiba mais.

Fórum convoca para Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem

O Fórum Nacional da Enfermagem convoca as entidades a participarem do Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, que será realizado em 17 de maio. A data foi proposta pelo Cofen, que participará da mobilização, inclusive com lançamento de campanha nos meios de comunicação. A mobilização nacional busca resgatar o respeito, a dignidade e a valorização dos profissionais. Saiba mais.

aba rodape

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00