Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PB realiza I Conferência Estadual para Discussão da Atualização do Código de Ética da Enfermagem

Contribuições do estado serão encaminhadas ao Conselho Federal de Enfermagem para continuidade do processo

13.10.2025

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) realizou, na última sexta-feira (10/10), no Centro Universitário UNIESP, em João Pessoa, a I Conferência Estadual para Discussão da Atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. O encontro reuniu profissionais, docentes e estudantes da área, com o objetivo de promover um debate amplo e participativo sobre as propostas de atualização do Código, em consonância com os novos desafios e avanços da profissão.

A abertura foi conduzida pela presidente do Coren-PB, Rayra Beserra, que destacou a importância do momento para a categoria.

“Atualizar o Código de Ética é reafirmar o compromisso da enfermagem com uma prática responsável, humana e alinhada às transformações da sociedade”, afirmou a presidente.

Também compuseram a mesa de abertura o chefe da Divisão de Processos Éticos, José Gomes da Silva Júnior, e as conselheiras Elma Dantas Vicente e Lizziane Aparecida, que integram a comissão responsável pela condução das discussões.

Durante a conferência, os participantes se dividiram em grupos para análise e debate das minutas referentes aos artigos da Resolução Cofen nº 564/2017. As propostas de alteração, supressão e atualização dos dispositivos foram elaboradas de forma colaborativa, refletindo as demandas éticas e práticas do exercício profissional da enfermagem.

As contribuições aprovadas serão encaminhadas ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que dará continuidade ao processo de atualização do Código em âmbito nacional. Na ocasião, também foram eleitos os Delegados Regionais da Paraíba, que representarão o estado nas próximas etapas da revisão.

Ao encerrar o evento, a presidente do Coren-PB agradeceu a participação de todos e reforçou o compromisso da autarquia com o fortalecimento da ética e da valorização da enfermagem paraibana.

“A construção coletiva é o que garante a legitimidade de um Código de Ética vivo e coerente com as realidades dos profissionais em todo o país”, concluiu Rayra.

Também contribuíram para a realização da conferência a conselheira Renata Lívia, enfermeira fiscal, e Silvia Niedja, além da chefe da Fiscalização, Graziela Cahu, todas integrantes da comissão responsável pela condução das discussões.

Ascom

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00