16/01/2020

Acordo Capes/Cofen: Edital de Mestrado Profissional em Enfermagem com 180 vagas está com seleção aberta

Foi publicado o 2º edital do acordo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Estão sendo oferecidas 180 novas vagas para seleção de enfermeiros. O link direto é http://capes.gov.br/bolsas/programas-estrategicos/formacao-de-recursos-humanos-em-areas-estrategicas/acordo-capes-cofen

Financiado 100% pelo Cofen, o maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Cofen e Capes que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos.

Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS, o programa tem foco na Sistematização da Assistência, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da gestão em enfermagem, nova área que será contemplada neste edital 2.

Descentralização – Uma novidade do edital é a inserção da modalidade de vagas “fora de sede” para seleção de enfermeiros nas regiões prioritárias nos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). Essa modalidade, refere-se às turmas de mestrado profissional, que devem ser conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem, avaliado pela CAPES, em uma instituição distinta daquela a qual o programa promotor pertence, nas regiões prioritárias.