Uninove desiste de cursos de Enfermagem a distância


13.04.2016

A Universidade Nove de Julho de São Paulo – Uninove retirou, neste final de semana, previsão de abertura de 10 mil vagas de graduação em Enfermagem a distância. A modalidade utilizaria a infraestrutura dos cursos presenciais, simultaneamente como sede e polo de apoio presencial único. Para a conselheira federal Dorisdaia Humerez, avaliadora institucional do Inep/MEC, a proposta sobrecarregaria corpo docente, laboratórios e bibliotecas, já utilizados pelos demais cursos da área de Saúde.

Responsáveis por fiscalizar o exercício profissional, os conselhos de Enfermagem entendem que a modalidade de Ensino a Distancia é inadequada para a formação teórico-prática aos enfermeiros e técnicos de Enfermagem, responsáveis diretamente pela assistência à população.

O Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, apresentado pelo deputado federal Orlando Silva (PC do B -SP), que proíbe a formação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem na modalidade EaD. A modalidade continuará sendo admitida em formação continuada e em até 20% da carga horárias dos cursos presenciais. Audiências públicas vêm sendo realizadas em todo o Brasil com o objetivo de ampliar a discussão sobre a formação de profissionais de Enfermagem a distância e os riscos à Saúde Coletiva.

Vagas ociosas e saturação do mercado – As vagas presenciais existentes atendem e superam as demandas das políticas de Saúde brasileiras. Conforme os dados atualizados do Censo da Educação Superior, há cerca de 160 mil vagas presenciais em Enfermagem, distribuídas por todo o Brasil, superando, inclusive, a procura estudantil. Na EaD, são 58.650 vagas em 938 polos, mais de 90% ociosas. A pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) revela indícios de saturação do mercado de trabalho, com desemprego aberto na Enfermagem e achatamento salarial.

Fonte: Ascom – Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00