Enfermagem e arte se encontram no Espaço Cultural do Cofen


16.08.2016

IMG_5305-1024x683 (1)

Com a presença de artistas, profissionais, gestores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e congressistas amigos da Enfermagem, foi inaugurado na noite de terça-feira (16/8), o Espaço Cultural Prof. Dr. Elioenei Dornelles Alves, na sede do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília. O espaço privilegia o trabalho de profissionais de Enfermagem e exposições que dialoguem com a profissão.

A exposição inaugural “Dimensões: um olhar sobre os detalhes” reúne obras de 12 artistas integrantes da Associação Candanga de Artistas Visuais de Brasília (Acav). As obras propiciam ao visitante um momento meditativo, promovendo, através do olhar, a busca interior e o diálogo entre expectador e artista, flertando com o minimalismo.

Meissane Leão, Filipe Soares, Isabel Sousa e Daiana Delagostin são idealizadores do Espaço Cultural

Meissane Leão, Filipe Soares, Isabel Sousa e Daiana Delagostin são idealizadores do Espaço Cultural

Autor o Projeto de Lei do Descanso Digno da Enfermagem, o senador Valdir Raupp (PMDB – RO) prestigiou a iniciativa. “A arte deveria estar em todo lugar”, parabenizou. O deputado Átila Lira (PSB – PI), parceiro da Enfermagem para melhorar a regulamentação do ensino presencial e proibir a formação a distância de futuros profissionais de Enfermagem, destacou a importância de criar um ambiente cultural que integra a arte e a Enfermagem.

Após o descerramento da placa inaugural, o presidente do Cofen, Manoel Neri, anunciou a próxima exposição, que apresentará a evolução histórica da indumentária do cuidado, com peças do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery – MuNEAN.

IMG_5323

Enfermeira e artista, Isabel Sousa participou da exposição inaugural

“Arte não é apenas entretenimento. É emoção, sentimento. Não pergunte ao artista o que ele pensou ao pintar uma obra, mas o que sentiu”, disse a enfermeira e artista plástica Isabel Sousa, encerrando oficialmente a solenidade de abertura. A vernissage prosseguiu com apresentação do enfermeiro e cantor Ricardo Siqueira, colaborador do Cofen. O hino nacional foi executado na guitarra por Leonardo Valério, músico e funcionário do Cofen. Os artistas não cobraram cachê.

Professor Elioenai – O nome escolhido para o espaço cultural homenageia o enfermeiro Elioenai Dornelles Alves, coordenador da Câmara de Pesquisa do Cofen de 2009 a 2010. “Elioenai defendia, além do cuidado, a felicidade do paciente”, destacou Meissane Leão. Com longa trajetória acadêmica, Elioenai foi um dos criadores do programa da Pós-Graduação em Enfermagem da UnB. Atuou, ainda, na coordenação de projetos e consultorias na área da saúde, com destaque para o CNPq, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Enfermagem e universidades.

Serviço – Interessados em expôr no Espaço Cultural Prof. Dr. Elioenai Dornelles Alves podem entrar em contato com a curadoria por telefone ( +61 3329-582) ou email (arte@cofen.gov.br). A exposição “Dimensões: um olhar sobre os detalhes” estará aberta ao público a partir de 17 de agosto, das 8 às 19 h, de segunda a sexta-feira, na sede do Cofen, em Brasília (CLN quadra 304, lote 9, bloco E, Asa Norte). A entrada é gratuita.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00