Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermagem protesta contra decisão que limita a atuação dos profissionais


17.10.2017

Profissionais e estudantes de enfermagem realizaram um protesto contra decisão liminar que  limitou a atuação dos enfermeiros na atenção básica proibindo-os de requisitarem exames, a partir de ação proposta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O ato aconteceu na tarde desta terça-feira (17) com concentração no Lyceu Paraibano em direção à sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na Avenida Pedro II, em João Pessoa.

A manifestação reuniu também representantes de entidades da saúde. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba, Ronaldo Beserra, afirmou que as atividades realizadas pelo profissional de enfermagem são realizadas há mais de 20 anos.

“Há mais de 20 anos estamos contribuindo para a melhoria do SUS e todos estão previstos dentro da Lei. Por esse motivo, a liminar é um retrocesso na área da saúde pública, prejudica a efetividade do atendimento na Atenção Básica e no pré-natal de baixo risco, atrasando ou inviabilizando exames essenciais como VDRL, em um momento crítico no qual o Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis”, afirma.

O atendimento realizado por enfermeiros estão dentro dos protocolos de saúde pública, nas linhas de cuidados prioritárias na atenção primária em saúde, vigentes hoje no Brasil, tais como: doenças crônicas não -transmissíveis , tuberculose, hanseníase, saúde da mulher (rastreio para CA de colo de útero e mana – citologia e mamografia), abordagem sindrômica para as ISTs, como por exemplo a sífilis.

“Estas ações sofrerão descontinuidade na assistência, além de ferir um princípio básico do SUS, a acessibilidade do usuário, apenas para garantir uma reserva de mercado para a categoria médica brasileira, causando prejuízos graves à população”, concluiu Ronaldo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00