05/04/2023

UFPB divulga resultado final do programa Pós-Tec Enfermagem

A matrícula está disponível para os aprovados até o próximo domingo (9/4) e as aulas começam no dia 24 de abril

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou o resultado final dos aprovados do Pós-Tec Enfermagem, maior programa de especialização gratuita para técnicos do país. O período de matrícula se inicia ainda nesta quarta-feira (5/4) e dura até domingo (9/4). Para acessar seu status e conferir a inscrição, basta clicar no link.

Para completar a matrícula os candidatos devem, obrigatoriamente, possuir cadastro no CofenPlay. A multiplataforma também será o instrumento de acesso às aulas do programa por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). As aulas têm início dia 24 de abril e serão realizadas de forma autoinstrucional, para que os alunos tenham flexibilização no horário de estudos, com a gravação das aulas e a disponibilização de materiais complementares.

Do número expressivo de candidaturas, que ultrapassaram os 85 mil profissionais, foram avaliadas 25 mil inscrições para preenchimento das vagas do curso e de cadastro de reserva. De acordo com o edital, os integrantes do cadastro remanescente obedecerão a ordem de classificação e poderão ser convocados, a depender da disponibilidade de vagas ociosas.

Abrangendo os eixos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, a expectativa é de que o programa contribua para a diminuição de ocorrências adversas e agregue produtividade ao trabalho dos profissionais de nível médio na rede de atenção à saúde no SUS.

“Compreendemos a necessidade contínua de qualificação e os crescentes avanços científicos e tecnológicos. Não temos dúvida de que o programa irá impactar a qualidade da assistência, democratizando o acesso ao aprimoramento profissional da maior força da Saúde brasileira”, declara a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Com abrangência nacional, a primeira turma vai ofertar as especialidades nas áreas de cuidado ao paciente crítico adulto, cuidado ao paciente crítico neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva.

Os cursos têm carga horária de 300 horas e acontecerão em formato híbrido, com conteúdo teórico promovido em formato virtual, por meio de parceria com o Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT/UFPB). A parte prática será realizada no local de atuação do profissional. Os profissionais deveriam ainda possuir, obrigatoriamente, certificado de técnico de Enfermagem, registro ativo nos Conselhos Regionais e vínculo empregatício em estabelecimentos de Saúde.

A finalização da matrícula e a visualização da lista remanescente do Pós-Tec Enfermagem podem ser encontradas no site oficial do programa.

Fonte: Ascom – Cofen