21/02/2020

Presidente do Coren PB espera que PMJP reveja valores de salários de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB), Dra. Renata Ramalho, disse na manhã desta sexta-feira (21) que apesar da alteração no edital 001/2020 dos salários de Técnicos de Enfermagem, por parte da Comissão Permanente do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, a autarquia ainda espera que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) reveja os salários de Técnicos de enfermagem e enfermeiros para valores condizentes com os praticados na capital paraibana.

“Nossa impugnação foi apresentada no último dia 19 e até agora não fomos contatadas pela Secretaria de Saúde do município para tratar deste processo seletivo, mas estamos confiantes que assim como a Prefeitura reconheceu o erro com relação ao salário mínimo, altere os valores dos vencimentos de Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros”, avaliou. “Nossa posição segue inalterada neste sentido”, insistiu.

No Ofício, encaminhado para a SMS, o Coren PB destaca que “o salário que foi estipulado para o Enfermeiro é muito baixo para as atividades que ele exerce. Mais ainda, o cargo de Enfermeiro exige formação profissional específica e tem atribuições de extrema responsabilidade técnica que acabam por demonstrar a complexidade do cargo, sendo tais responsabilidades de igual monta que a de outros cargos como a de médico, que receberá um salário bem superior ao do Enfermeiro, chegando a ser SEIS vezes maior que o salário do enfermeiro”. O documento lembra ainda que o “defendido por este Conselho é um piso salarial para os Enfermeiros no valor de R$4.650,00”. Em outro trecho o Coren PB diz “vale ainda mencionar que este COREN/PB defende piso salarial nacional para a categoria de técnico de enfermagem no valor de R$2325,00 (dois mil trezentos e vinte e cinco reais), conforme prevê o Projeto de Lei 1876/2019 em trâmite na Câmara dos Deputados de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO)”.