14/09/2012

PESQUISA “PERFIL DA ENFERMAGEM NO BRASIL” A PARAÍBA PARTICIPA!

  É uma pesquisa que visa conhecer a atual situação

 

perfil_enfermagem

É uma pesquisa que visa conhecer a atual situação da enfermagem no país no contexto sócio-econômico e político. Financiada pelo COFEN e sob a responsabilidade da FIOCRUZ, tendo como parceiros: COREN, ABEn, FNE, além do apoio do Ministério da Saúde e OPAS. Abordará aspectos relacionados a formação profissional, origem sócio-econômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração e participação sócio-política como forma de conhecer o PERFIL DA ENFERMAGEM NO BRASIL e servir como base para a formulação de políticas adequadas à essa categoria profissional tão fundamental para o Sistema Único de Saúde.

Importante enfatizar a importância da participação de todos os profissionais de enfermagem, no que tange a divulgação e colaboração, a fim de reconhecer quem somos e o que fazemos em uma categoria composta por cerca de mais de 1 milhão e meio de profissionais, desse universo, estima-se aproximadamente 45 mil participantes, e na Paraíba serão aplicados uma estimativa de 1.200 questionários. Vale ressaltar que somente participarão da pesquisa, os profissionais que receberem o questionário em sua residência, este virá acompanhado de um envelope-resposta, com porte pago; logo, o colaborador não terá despesas para remetê-lo. Este também poderá optar pela resposta on-line, no site da pesquisa na FIOCRUZ, cuja forma de acesso ao sistema será o número de registro no COREN, garantindo o anonimato preconizado pela Resolução 311/07, que trata de pesquisa envolvendo seres humanos.

Trata-se de uma pesquisa científica inédita, com reconhecimento internacional, pioneira no Brasil e na América Latina, tendo como pesquisadora responsável, Dra. Maria Helena Machado (Coordenadora Geral da Pesquisa). Na Paraíba, a pesquisa conta com o apoio do COREN-PB, incentivada pelo presidente Dr. Ronaldo Miguel Beserra, e tem na pessoa da professora Leila de Cássia Tavares da Fonsêca – colaboradora do COREN-PB, como Coordenadora Estadual e interlocutora entre a Coordenação Nacional, o sistema COFEN/COREN e os profissionais contemplados para responderem os questionários, haja vista que será uma amostra selecionada aleatoriamente, daí a importância que todos os selecionados respondam e devolvam o instrumento de coleta de dados.




  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • tv coren
Oi, precisa de ajuda?