28/12/2018

Coren-PB apresenta Plano de Enfrentamento à Sífilis a Secretaria de Saúde de Patos

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) apresentou, nesta sexta-feira (28), o Plano Integrado de Enfrentamento à Sífilis para representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Patos. O plano, que já está em funcionamento em João Pessoa, passa a ser modelo para os municípios paraibanos no combate à doença.

O fluxograma para a administração da penicilina em casos de sífilis foi construído e discutido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMSJPB) em conjunto com Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB), Conselho Regional de Medicina (CRM),, Conselho Regional de Farmácia (CRF) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Para a presidente do Corem-PB, Renata Ramalho, é necessário estender o plano de enfrentamento aos outros municípios do estado. “É fundamental essa parceria entre os agentes públicos para as ações de combate e prevenção à sífilis em toda Paraíba, já que temos números tão alarmantes de casos da doença”, pontuou.

Para o secretário de Saúde de Patos, Davi Nunes, é fundamental que outros municípios aprendam com a experiência exitosa de João Pessoa. “Estamos procurando fazer essa integração já que o município de Patos é estratégico para outras cidades do Sertão paraibano, de forma a disseminar a importância da penicilina no tratamento dessa IST e evitar, principalmente, a sífilis congênita”, disse.

*Com informações da PMJP