28/06/2019

Câmara Técnica de Atenção Básica do Cofen realiza oficina para Corens da região Nordeste

A Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou em João Pessoa, capital paraibana, nos dias 27 e 28 de junho, realizaram a oficina “Atuação da Enfermagem na Atenção Básica”, para representantes dos Corens da região Nordeste.

O evento que foi realizado pela coordenadora da CTAB, Silvia Neri, Ricardo Costa de Siqueira e Virna Hildebrand, contou com a participação de representantes do Coren-PB, Coren-PE, Coren-RN, Coren-PI, Coren-BA, Coren-MA e Coren-CE. O objetivo foi avaliar o cenário da Atenção Básica nos estados e atuação dos conselhos, quanto às fiscalizações, processos de trabalhos e atos regulatórios.

Os representantes dos regionais discutiram suas percepções sobre a importância de uma diretriz comum no processo de trabalho, as potencialidades, desafios e sugestões no âmbito do Sistema Cofen/Corens para a atuação na regulamentação da Enfermagem na Atenção Básica.

No segundo dia da reunião, os participantes foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) – Integrando Vidas, no bairro João Paulo II, para conhecer e conversar com os profissionais sobre implantação dos Protocolos de Enfermagem, com o intuito de aproximar o Sistema Cofen/ Corens da categoria.

“É um momento em que a Atenção Primaria no país passa várias inovações. Portanto, os conselhos devem estar próximos da categoria, inclusive, verificando seus atos normativos, dando mais segurança jurídica e acompanhando o escopo de práticas profissionais. Afinal de contas, é a atenção primária que está mais próxima da sociedade”, pontua Silvia Neri.

Fonte: Coren-PB