Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

1º Seminário de Enfermagem Militar reúne profissionais de todas as forças armadas


19.09.2017

Profissionais participam da abertura oficial do 1º Seminário Nacional de Enfermagem Militar do Cofen na noite desta segunda-feira (18). Cerca de 100 profissionais assistiram à palestra inicial de abertura do evento inédito dedicado ao público militar, que continua sua programação durante toda terça-feira (19).

Após a execução do Hino Nacional pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, a mesa de abertura foi formada com a presença dos principais representantes das forças, dos Conselhos de Enfermagem – regional e federal – e convidados.

O tenente presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e coordenador da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar (CONPEM), Wilton Patrício, abriu as falas dizendo o quanto este evento significa para ele: “Nossa comissão, com forte apoio do Cofen, quer construir ações que valorizem os profissionais militares e que melhorem a assistência de Enfermagem”, afirmou.

Rejane Almeida, enfermeira deputada estadual do Rio de Janeiro, também prestigiou o seminário discorreu sobre a discriminação e desigualdade perante outras profissões e a sobrecarga no trabalho militar, mostrando a importância da criação de políticas.

A vice-presidente, Irene Ferreira, representou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos, que não pôde estar presente. Segundo Irene, a interface das áreas civil e militar auxilia o Cofen nos entendimentos diferenciados da profissão: “Sintam-amparados por serem profissionais de Enfermagem e por serem militares. Que seja uma oportunidade de integração e muito conhecimento científico”, finalizou.

Ex-capitão do BOPE/RJ e roteirista dos consagrados filmes Tropa de Elite I e II, Rodrigo Pimentel, contagiou os presentes com sua palestra sobre a construção de tropas de elite e como criar equipes fortes e eficazes.

O evento pretende debater a construção de legislações e resoluções do Cofen, com base nas peculiaridades das instituições militares e de seus funcionários, além de criar propostas de políticas públicas para o fortalecimento e melhoria dos quadros de Saúde Militares.

Programação – Na terça-feira (19), o conteúdo programático conta com atividades diversas. Logo pela manhã, Jorge Pires, da Associação Portuguesa de Enfermagem Militar, irá relatar experiências militares.

A coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN – Cofen) Cleide Canavezi Mazuela e Michely Filete, membro da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS – Cofen), abordarão assuntos relativos à normatização e fiscalização no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Ainda pela manhã, temas como políticas públicas, legislação e fiscalização do exercício profissional serão tratados pelas três áreas: forças armadas, polícia militar, bombeiros militares.

No período da tarde, os grupos finalizam as atividades com debate e encaminhamentos, encerrando a programação às 18h.

Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar (CONPEM) – Criada pelo Cofen, em janeiro 2016, com membros representantes das Forças Armadas, Polícias Militares e Bombeiros Militares Estaduais indicados pelo Ministério da Defesa, o grupo visa estreitar a relação dos profissionais militares com o Cofen, para que a autarquia possa construir uma legislação específica para a área.

Fonte: Ascom – Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00