Coren-PB realiza a posse de dez Comissões de Ética de Enfermagem
No período de janeiro a agosto de 2023
05.09.2023
O Conselho de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) realizou, no período de janeiro a agosto de 2023, a posse de dez Comissões de Ética de Enfermagem em diversas instituições de saúde na Paraíba.
“Destaco a importância de cunho educativo das Comissões de Ética de Enfermagem em suas atividades, observando assim uma maneira de repassar conhecimentos acerca do Código de Ética – Resolução COFEN 564/2017 de forma prática e voltada ao dia dia da instituição, vindo assim de encontro ao exercício ético e legal da profissão”, ressaltou Dr. Júnior Gomes, coordenador do Departamento de Processos Éticos do Coren-PB.
As Comissões de Ética implantadas foram as seguintes: Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; Complexo Hospitalar Mangabeira Govenador Tarcísio Burity, em João Pessoa; Hospital João Paulo II, em João Pessoa; Assistência Médica Infantil da Paraíba, em João Pessoa; Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande; Maternidade Frei Damião, em João Pessoa; Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras e Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita.
Segundo a Resolução Cofen 593/2018, as Comissões de Ética de Enfermagem representam os Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existe Serviço de Enfermagem, com funções educativa, consultiva, e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. A comissão precisa ser constituída por, no mínimo, 3 (três) e no máximo 11 (onze) profissionais de Enfermagem, facultada a eleição de suplentes, sempre respeitando o número ímpar de efetivos, entre enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem. A CEE será composta por presidente, secretário e membro, dentre os profissionais mais votados, cabendo ao Enfermeiro o cargo de presidente.

Ascom