05/07/2023

Governo diz que vai pagar retroativo do piso da Enfermagem

Anúncio foi feito na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Durante discurso proferido na Conferência Nacional de Saúde, nesta quarta-feira (05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Governo Federal, vai pagar o piso da Enfermagem com o retroativo a contar a partir de maio, além do 13º salário.

Na ocasião o presidente se referiu aos profissionais do setor público, municípios, estados e entidades filantrópicas que atendem mais de 60% de pacientes do SUS, cuja complementação da União está́ prevista na Lei 14.581/2023, que garantiu recursos da ordem de R$ 7,3 bilhões, e de portaria que disciplina o pagamento.

Lula argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor. “Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro”, disse. “Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, acrescentou.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que algumas falhas no texto da lei atrasaram o repasse do valor para estados e municípios, mas que isso será resolvido.

Ascom com Agencia Brasil