01/12/2016

Coren-PB solicita intervenção do MS sobre a utilização de veículos Ranger 4×4 em substituição as VTRs normais

O Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba –

O Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – COREN/PB, Dr. Ronaldo Beserra, protocolou nesta quinta-feira (01) um relato da situação que a enfermagem do estado enfrenta ao tripular ambulância em veículo Ranger 4×4, que não oferece condições mínimas de circulação dentro da cidade em períodos longos ou permanentes.

“Queremos que o Ministério da Saúde fique ciente das condições que a Enfermagem paraibana, encontra ao tripular esses veículos que não foram planejados pra rodar na cidade, mas em áreas de difícil acesso como uma reserva técnica e não como substituição das VTRs normais. Apresentei por escrito relatos dos nossos profissionais de acidentes de trabalho e  a dificuldade em exercer as atividades de de forma digna, segundo os postulados éticos da Profissão enfermagem”, afirma Dr. Ronaldo Beserra.

No documento o Coren-PB solicita ao Dr. Augusto Rocha, Coordenador Geral do Ministério da Saúde do SAMU 192 e UPA 24 horas, que em caráter de urgência realize intervenção fiscalizatória em todos os SAMU´s da Paraíba que estão em situação na sua maioria, de forma totalmente irregular de funcionamento, onde falta estrutura adequada para os trabalhadores de enfermagem,  sem a mínima condição de rodar, sem licença da AGEVISA, apresentando pneus carecas e a falta de insumos e equipamentos, pondo em risco a profissão e a segurança do paciente.

15318018_689754977840745_5054073467771721475_n