30/09/2019

Coren-PB realiza encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal em Campina Grande

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB),

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), realiza entre os dias 2 e 4 de outubro, o I Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal do Coren-PB. O evento vai reunir os principais nomes da Enfermagem Obstétrica e saúde da mulher do cenário nacional. O Encontro acontece no Centro Universitário Maurício de Nassau (Campos Palmeira), em Campina Grande.

O público alvo é formado por enfermeiros obstetras, enfermeiros que atuam em maternidades e na atenção primária, técnicos e auxiliares de enfermagem. O principal objetivo, além de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil, também é fortalecer e valorizar o profissional de enfermagem Obstétrica e Neonatal no estado da Paraíba.

A programação vai contar com palestras, mesas redondas e minicursos, que abordarão temáticas como os aspectos éticos/legais para a prática da Enfermagem Obstétrica no Brasil; Cuidado de Enfermagem ao RN de baixo risco/hora de ouro; Vacinação em gestantes/puérperas e recém-nascidos; empreendedorismo em enfermagem, entre outros.

O Enfermeiro Obstetra acompanha os aspectos fisiológicos e patológicos da gestação desde o pré-natal até o parto e pós-parto. O encontro visa evidenciar a especialidade dentro da enfermagem para garantir que o profissional tenha cada vez mais autonomia e que a Enfermagem tenha respaldo legal, técnico e ético nesse novo modelo de assistência, que preconiza que a atenção à mulher deve ser atendida com base em respeito e humanização.

Segundo a presidente do Coren-PB, Dra Renata Ramalho, o parto é algo natural e fisiológico e por isso se faz necessário um olhar individualizado. “Cada mulher tem seus próprios anseios, necessidades e o atendimento tem que contemplar esse olhar que prioriza o respeito, a integridade e a individualidade de cada mulher. Desta forma, o trabalho realizado pela Enfermagem obstétrica permite o desenvolvimento deste modelo com muito mais empenho, com verdade, visto que a premissa da enfermagem é essa noção de cuidado de forma integral”, afirmou.