05/12/2018

Coren-PB participa de apresentação de plano integrado de enfrentamento à sífilis aos profissionais da Atenção Primária

A atividade é voltada aos profissionais da Atenção Primária da rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta quinta-feira (6), a apresentação do plano integrado de enfrentamento à sífilis no município de João Pessoa. A atividade é voltada aos profissionais da Atenção Primária da rede municipal de saúde e acontece no Tribunal de Contas do Estado, com os profissionais divididos em duas turmas, a primeira das 8h às 12h e a segunda turma das 13h às 17h.

A apresentação é voltada a 840 profissionais da Atenção Primária de João Pessoa, como Agentes Comunitários de Saúde, Farmacêuticos, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos, representantes das 200 equipes de saúde da Família. Durante o momento será explicado o fluxo de aplicação de penicilina para o tratamento da sífilis nas Unidades de Saúde da Família (USF).

“A Sífilis tem se tornado um problema de saúde pública, mas possui um tratamento simples e fácil cura desde que realizada a administração da penicilina corretamente. Por isso, nossos profissionais estão passando por uma qualificação para a administração da penicilina em casos de sífilis, pois assim poderão administrar e orientar os pacientes acerca do tratamento”, explica Ana Giovana Medeiros, Secretária Adjunta da SMS.

O fluxograma do município para a administração da penicilina em casos de sífilis foi construído e discutido pela SMS em conjunto com Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselho Regional de Farmácia e Secretaria Estadual de Saúde.

Oferta – A partir da próxima segunda-feira (10), a SMS passará a aplicar a penicilina para tratamento da sífilis nas USFs. Atualmente, a SMS oferta a penicilina para tratamento da sífilis nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na Policlínica Municipal do Cristo e no Instituto Cândida Vargas (ICV) para gestantes.

Dia D de Prevenção e Combate a Sífilis – No próximo sábado (8), a SMS e os órgãos parceiros estarão realizando uma grande ação voltada ao esclarecimento da população sobre a Sífilis. A atividade realizada no Parque da Lagoa, a partir das 8h. Além de informações sobre a doença, a população também terá acesso a serviços como consultas médicas e de enfermagem, realização de testes rápidos, orientações farmacêuticas, atividade física e auricoloterapia.

Sífilis – É uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto (sífilis congênita), por isso, o uso correto e regular do preservativo é a medida mais importante de prevenção da doença.

O acompanhamento da gestante e seu parceiro durante o pré-natal contribuem para o controle da sífilis congênita. Para detecção da doença, nas Unidades de Saúde da Família e SAE/CTA é realizado o teste rápido, com resultado em 30 minutos.

Fonte: PMJP com alterações




  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • enfermagem
  • tv coren