Cofen divulga nota oficial sobre PL 1767/2021
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reforça que a profissão é autônoma, com formação teórico-prática especÃfica, do nÃvel médio ao doutorado. Diante de dúvidas trazidas pelos profissionais, esclarecemos que o Projeto de Lei 1767/2021, do deputado Sargento Isidoro (PSC-BA), teve proposta de substitutivo apresentada na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.
O projeto propunha, em seu texto original, que enfermeiros experientes ingressassem em cursos privados de medicina, custeados pelo governo federal. Tal proposta naturalmente ofendeu muitos profissionais, que querem ser reconhecidos e valorizados na carreira que escolheram por vocação.
O Brasil precisa de enfermeiros tanto quanto de médicos. A pandemia de covid-19 evidenciou o déficit de enfermeiros e técnicos de Enfermagem especializados em UTI, que se agravaria com o incentivo a migração de enfermeiros para outras carreiras. A proposta representaria, portanto, um desfalque para a Saúde Pública.
O projeto foi alterado, com apresentação de substitutivo pela deputada relatora, enfermeira Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC). O substitutivo propõe o incentivo à qualificação de enfermeiros e fisioterapeutas para que atuem em UTI, em consonância com os princÃpios do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.
Apoiamos a substituição do projeto original e adoção da proposta de Carmen Zanotto, por entendermos que a valorização dos trabalhadores passa por incentivo à capacitação contÃnua e pela remuneração digna. Para incentivar a formação dos profissionais, lançamos o PósTec, que oferece formação gratuita para técnicos de Enfermagem se especializarem. Ampliamos, também, o acordo Cofen/Capes, maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil.
A remuneração adequada, em sua própria carreira, é fundamental para evitar a fuga de cérebros. Por isso, lutamos pelo Piso Salarial nacional, conquista histórica da categoria. Afinal, quem nos viu resistir quer nos ver prosperar.
Fonte:Â Ascom – Cofen
Veja Mais
- 01/12/2023 21:34
Coren-PB realiza homenagem a equipe do Samu que salvou bebê de engasgo - 28/11/2023 16:30
Justiça reconhece direito ao adicional de insalubridade para profissional de Enfermagem que atua em ambulância - 28/11/2023 15:01
Coren-PB solicita retificação no edital do concurso da prefeitura de Conde - 27/11/2023 17:39
Agenda Coren Móvel Dezembro - 23/11/2023 17:33
Justiça suspende autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação EaD em Enfermagem