Aplicação da regulação em Enfermagem é tema de Fórum no RJ

Palestra debateu como aplicar, praticar e avaliar a regulação da categoria
O Fórum de Regulação da Prática de Enfermagem na Região das Américas debateu, nesta quarta-feira (15), como aplicar, praticar e avaliar a regulação da categoria. O início da discussão sobre as direções estratégicas para a Enfermagem, discutidas no evento, ressalta a importância de proporcionar aos profissionais uma educação adequada, condições dignas de trabalho, oportunidades de liderança na Enfermagem e qualidade da assistência ao paciente.
Com moderação do vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire, o painel foi ministrado por Michelle Acorn, representante do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN). Em sua fala, a palestrante ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento da Enfermagem. “Quero agradecer a participação neste fórum, porque, definitivamente, somos melhores juntos, demonstrando como a regulação funciona e medidas viáveis de aplicação”, afirma.
É necessário avaliar a regulação do atual modo de regulação dos países americanos para construir e desenvolver a assistência do cuidado. Os pilares propostos pela ICN constituem a ligação entre a prática profissional, regulação da prática e o bem estar sócio-econômico, visando a proteção pública e segurança dos pacientes. Para implementar a regulação deve existir uma responsabilidade conjunta entre a avaliação do próprio profissional, da avaliação social e medidas governamentais, aliadas à transparência e dinâmica da profissão.

Evento debate estratégias de regulação entre os países da América
“A busca pelo curso de Enfermagem cresceu exponencialmente após a pandemia, mas ainda precisamos contribuir para o fortalecimento da prática profissional, flexibilizando oportunidades de uma educação sólida e investimentos na profissão. Além disso, a saúde mental dos profissionais deve ser avaliada. É necessário respeito e dignidade no ambiente de trabalho”, destaca Michele.
O estudo “A visão futura da Enfermagem no Canadá”, coordenado pelo sistema pan canadense, demonstra que o trabalho da Enfermagem refletirá a agilidade e mobilidade dos profissionais, com planejamento adequado de atividades. Os Estados Unidos, o Canadá e a maioria dos países do Caribe exigem exames de competência para o registro inicial. Em 54,3% dos países, a renovação periódica do registro é necessária. Nesses países a educação continuada é necessária para a renovação do registro profissional e é necessário o credenciamento de horas de trabalho.
Fonte: Ascom – Cofen
Veja Mais
- 29/09/2023 18:11
INTIMAÇÃO DE CHAPA nº 04/2023- Comissão Eleitoral do COREN-PB - 29/09/2023 17:35
MEC conclui relatório e abrirá consulta pública sobre EaD - 29/09/2023 17:30
Entenda o novo repasse do Ministério da Saúde para o Piso da Enfermagem - 29/09/2023 17:07
Cofen lança cartilha com esclarecimentos sobre o Pós-Tec Enfermagem - 28/09/2023 19:46
Unidade de saúde é reformada após fiscalização do Coren-PB