16/03/2016

Cofen recebe reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

O Conselho Federal de Enfermagem recebeu, nesta quarta-feira (16/3), reunião

O Conselho Federal de Enfermagem recebeu, nesta quarta-feira (16/3), reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O financiamento de campanhas políticas por empresas está proibido já nas próximas eleições, conforme acórdão do STJ. A reunião discutiu estratégias para fiscalizar o cumprimento da norma e denunciar indícios da caixa-2, baseada na criação e fortalecimento de comitês locais. O chamado “caixa-2” é formado por receitas não declaradas, de origem desconhecida, e constitue abuso de poder econômico.

“Em tempos de forte polarização política, é fundamental fortalecer normas gerais equânimes que coíbem práticas ilícitas como o caixa-2, tão disseminado no sistema político brasileira. Fiscalizar é fundamental”, ressaltou Luciano Santos, codiretor do MCCE.

caixa2_bannerO Sistema Cofen/Conselhos Regionais busca conciliar a fiscalização profissional, sua principal atividade finalística, com uma atuação mais efetiva nas políticas públicas. Representado por Osvaldo Albuquerque, presidente do Coren-CE e ex-presidente do Cofen, o Cofen é membro do MCCE, por meio do qual apoiou importantes iniciativas populares, como a Reforma Política, parcialmente realizada, a Lei da Compra de Votos e a Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados em 2ª instância. Foi numa van do Cofen que as 2 milhões de assinaturas coletadas em favor da Lei da Ficha Limpa foram levadas ao Congresso Nacional.

Fonte: Ascom – Cofen