Enfermagem brasileira se despede de Marília Pera


05.12.2015

Em 2002, Marília Pera interpretou a enfermeira baiana Anna Nery, no filme que virou seriado na Globo, intitulado A

Marília Pera interpretando Anna Nery

Brasileira Que Venceu a Guerra. Em várias entrevistas, a atriz Matilha Pera afirmou que se emocionou ao encarnar uma mulher forte que foi a Guerra do Paraguai como voluntária para estar perto dos filhos alistados e acabou transferindo esse imensurável amor materno para os cuidados com os feridos de Guerra, incluindo prisioneiros inimigos, capturados e mantidos nos alojamentos de campanha brasileira.

A atriz contou que a experiência lhe deu a certeza da abrangência da arte do cuidar, primícia dis profissionais de Enfermagem. Enxergar o próximo com a responsabilidade do cuidar, vai além dos conhecimentos acadêmicos, dizia ela. É necessário acima de tudo ser um humanista para traduzir a dignidade e respeito que essa profissão representa. Aos 72 anos de idade, uma das maiores atrizes brasileira se despede dos palcos e das telas, e deixa seu marco nas artes e como cidadã. A atriz não venceu a Guerra contra o câncer, mas se mostrou incansável e protagonista na luta pela valorização da vida e do ser humano. Marília Pêra recebe a homenagem da Enfermagem brasileira.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00