Assédio moral é tema de pesquisa de mestrado de Conselheiro do Coren-PB


01.02.2016

Uma pesquisa de Mestrado desenvolvida pelo Conselheiro do Coren-PB, Pablo Leonid Carneiro, pretende criar subsídios para avaliar as características do Assédio Moral na enfermagem e planejar estratégias de combate. “Pretendemos investigar a enfermagem, pois ela é a profissão da saúde com maior número de trabalhadores no Brasil e o seu contexto de trabalho possui as principais condições predisponentes para esse tipo de violência, afirma o autor.

O pesquisador explica que no mundo todo, trabalhadores sofrem assédio moral, que caracteriza-se como um tipo de violência psicológica, intencional, de carácter repetitivo e prolongado. O assédio pode comprometer a qualidade da assistência à população, pois atinge a saúde física e psíquica do profissional.

Pablo é Mestrando do Programa de Pós-graduação em enfermagem da UFPB (PPGENF-UFPB) e seu estudo tem como título “Assédio Moral no trabalho: compreensão do fenômeno e estratégias adotadas por profissionais de enfermagem e Conselheiros”, estando sob orientação da Profª Drª Solange Fátima Geraldo da Costa e coorientação da Profª Drª Betânia Maria Pereira, também Conselheira do Coren-PB.

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

João Pessoa (Sede): Av. Maximiano Figueiredo, 36 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-470 | Campina Grande (Subseção): Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Sousa, 450, EMP. RONALDO CUNHA LIMA, Sala 714, Estação Velha.

(83) 3113-1144 (Ligações) | (83) 3221-8758 (WhatsApp)

corenpbrcp@uol.com.br


Horário de atendimento ao público

8:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00