18/01/2019

Programa Nacional de Qualidade certifica hospitais na Paraíba

Com uma criteriosa avaliação da Comissão Nacional de Qualidade, o programa constatou a excelência na assistência

O Hospital Alberto Urquiza e Hospital Nossa Senhora das Neves, receberam a visita do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, em João Pessoa, de 15 a 17 de janeiro, para avaliar as práticas assistenciais prestadas pela equipe de Enfermagem das instituições.

Com uma criteriosa avaliação da Comissão Nacional de Qualidade, o programa constatou a excelência na assistência, o que garantiu que se tornassem os primeiros hospitais do Nordeste a ter a Enfermagem certificada.

Para conseguir a certificação, as instituições foram avaliadas em seis dimensões: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”.

O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais e não apenas das instituições. “É um programa pioneiro no Brasil, por ser o único que certifica individualmente também o profissional de enfermagem”, ressaltou Cláudio Porto, coordenador do Programa Nacional de Qualidade e assessor da Presidência do Cofen.

O objetivo do selo é reconhecer e estimular o desenvolvimento da Gestão de Enfermagem pelas boas práticas estabelecidas no âmbito da qualidade, contribuindo para melhoria dos resultados da instituição, satisfação dos profissionais e uma assistência segura.

“A premiação nos confere que trabalhamos com qualidade e segurança. Reconhece a enfermagem pelo seu empoderamento e conhecimento”, declara Rebecca Andrade, gerente de enfermagem do Hospital Alberto Urquiza.

“Além de reconhecer o profissional dentro do âmbito hospitalar e a qualificação do serviço, o selo proporciona um aprimoramento das boas práticas assistenciais da enfermagem, pontua Gisele Sátiro, gerente de enfermagem do Hospital Nossa Senhora das Neves.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Renata Ramalho, ressaltou a importância da conquista para o estado. “Temos muito a comemorar, pois temos os dois primeiros hospitais do nordeste a serem certificados pela excelência da assistência prestada pela Enfermagem”.




  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • enfermagem
  • tv coren