03/12/2018

Prêmio Anna Nery homenageia professora Paraibana

Profissionais de enfermagem de todo o país foram homenageados no

Profissionais de enfermagem de todo o país foram homenageados no Prêmio Anna Nery 2018, na noite desta quinta-feira (28), no jantar de confraternização do 21º CBCENF.

A honraria é concedida pelo Cofen a profissionais que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar. A indicação é feita pelos Conselhos Regionais. A indicada pelo plenário do Coren-PB, por unanimidade, foi a Prof. Dra. Telma Ribeiro Garcia.

“Por contribuição cientifica na prática da enfermagem e seu exemplar exercício profissional, nós do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba indicamos seu nome”, afirma Renata Ramalho, presidente do Coren-PB.

Trajetória da Homenageada

Toda a trajetória da Prof. Dra. Telma Ribeiro Garcia frente a Enfermagem, principalmente da Paraíba, tem sido reconhecida por seus pares e representada de modo importante através do seu trabalho com a Sistematização da Assistência da Enfermagem (SAE).

Junto ao Conselho Federal de Enfermagem coordenou o grupo de trabalho sobre a SAE que culminou com a construção e implantação da resolução 358/2009, durante sua atuação como membro da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen, (2009 a 2012), resolução esta utilizada em todo território nacional por enfermeiros da prática assistencial e de pesquisa.

Na formação de enfermeiros, sua atuação como orientadora na Universidade Federal da Paraíba (Graduação e Pós-Graduação), foi de extrema importância, participando de bancas para avaliação de dissertação e teses em diversas regiões do país.

Telma Ribeiro Garcia tem graduação em Letras e Vernáculo, pela Universidade Federal da Paraíba (1969); Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat (1973); Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (1981); Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo, EEUSP (1984); e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, EERP-USP (1996).