14/02/2020

Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) vem a público declarar seu repúdio diante dos atos de violência praticados contra profissionais de Enfermagem em mobilização ocorrida na última quarta-feira (12), em Recife/PE.

Destacamos que os profissionais exerciam seu direito constitucional de protestar, em frente ao Hospital da Restauração e que os mesmos já haviam desocupado pacificamente a Avenida Agamenon Magalhães, quando foram brutalmente agredidos por Forças de Segurança Pública que chegaram a lançar bombas contra os manifestantes, explicitando o uso desproporcional da força.

Nossa solidariedade a todos os profissionais de Enfermagem de Pernambuco. Registramos ainda ser inaceitável a agressão ao presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SATENPE), Francis Herbert, que chegou a ser detido pela Polícia Militar.

Como profissionais que estão na linha de frente do cuidado e atenção à saúde, exigimos respeito daqueles a quem cabe gerir a coisa pública, preservando os princípios constitucionais.