20/08/2019

Enfermagem ganha duas Frentes Parlamentares em prol de PLs no Congresso

Pela primeira vez na história do Congresso Nacional, são criadas duas frentes parlamentares em prol da mesma categoria

Pela primeira vez na história do Congresso Nacional, são criadas duas frentes parlamentares em prol da mesma categoria. A Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem foram lançadas nesta terça-feira (20), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Manoel Neri defende que a Enfermagem merece um tratamento diferenciado pelo Governo brasileiro

Com o grito de “30 horas já”, cerca de 250 pessoas participaram do lançamento das duas frentes. Deputados, estudantes, profissionais, sindicatos e representantes de Enfermagem pediram melhorias e mais valorização para a profissão.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, agradeceu a todos os que estiveram presentes e ao apoio dos deputados que lideraram a iniciativa de criação das frentes. “Nós temos certeza que com o número de deputados federais e senadores que integram essas duas frentes parlamentares vamos conseguir, de fato, colocar a Enfermagem pautada dentro do Congresso Nacional”, disse Neri.

Segundo Neri, a Enfermagem é a profissão base para Sistema Único de Saúde (SUS), representando mais de 60% dos profissionais de saúde do Brasil. “Precisamos de um tratamento diferenciado pelo Governo brasileiro”, afirmou o presidente do Cofen referindo-se aos projetos antigos da Enfermagem que tramitam na casa.

O Deputado Federal Mauro Nazif é presidente da Frente Parlamentar das 30h

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar das 30 horas, Mauro Naziff (PSB/RO), deu início a sua fala demostrando preocupação com a aprovação dos projetos das Enfermagem. “Essa luta pelas 30 horas na Enfermagem é antiga. O projeto teve início aqui na casa em 2000 e até hoje aguarda aprovação”, disse o parlamentar.

“São nos ombros da Enfermagem que os hospitais funcionam”, enfatizou a deputada federal e vice-presidente da Frente das 30 horas, Alice Portugal (PCdoB/BA) .“Essas duas frentes têm um papel importante por defenderem o maior contingente de trabalhadores da Saúde do Brasil”, ressaltou Alice.

O presidente da Frente Parlamentar mista da Enfermagem, deputado Célio Studart (PV/CE), ressaltou, entusiasmado, estar do lado certo. “A Enfermagem não falta ao País, mas o País falta à Enfermagem”, disse. “Os profissionais de Enfermagem atuam sem um salário digno, em condições precárias e insalubres, mesmo assim, não perdem a coragem e a bravura na hora de salvar vidas”, disse o parlamentar.

De agora em diante, as frentes atuarão em prol de PLs antigos da categoria como o piso salarial, as 30 horas, o descanso digno, entre outros. O deputado Fred Costa, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista, considera que os profissionais de Enfermagem precisam de mais valorização e respeito no Brasil e que, com o apoio das frentes, será possível alavancar o andamento dos projetos.

Apoiadores no lançamento das Frentes

Além do sistema  Cofen/corens e dos deputados Mauro Nazif e Célio Stuart, outras entidades da Enfermagem que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem apoiam a organização deste lançamento: a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF).

Presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem de vários os estados do Brasil também estiveram presentes apoiando o lançamento.

Primeiro passo – Durante a cerimônia de lançamento, o presidente do Cofen Manoel Neri, juntamente com parlamentares e representantes de diversas entidades da Enfermagem, foram convidados para uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Em um momento importante da categoria no Congresso Nacional, o encontro permitiu que as entidades pedissem o apoio do líder da casa legislativa na aprovação dos projetos de lei de interesse da Enfermagem. Maia considera as reivindicações da Enfermagem válidas e prometeu analisar as pautas expostas pelos parlamentares e entidades.

 

 

Fonte: Ascom | Cofen




  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • enfermagem
  • tv coren