26/03/2020

Coren PB visita UPA do Alto Branco e Hospital Pedro I em Campina Grande

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB), realizou nesta quarta-feira (25) visita a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto Branco e ao Hospital Municipal Pedro I, ambos em Campina Grande, onde a conselheira,  Ann Gracielle, constatou a presença de EPIs para os profissionais que vão estar na linha de frente do combate ao Coronavírus (COVID-19).

Na UPA do Alto Branco (destinada a receber todos os casos suspeitos e confirmados), cuja responsável Técnica é Maria Odete Leite de Lima, a conselheira revelou ter encontrado a unidade “muito bem estruturada nas áreas: vermelha, amarela e verde”. “Todos os profissionais estavam com seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), inclusive o pessoal de apoio, recepção e higienizadores que estão mantendo a distância recomendada pelo Ministério da Saúde para possíveis pacientes que cheguem a UPA”, destacou Ann.

“Prestamos nossa colaboração como conselheira e diante dos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde podemos dizer que a UPA está preparada”, avaliou.

Pedro I

No Hospital Municipal Pedro I, o Coren PB teve oportunidade de visitar a Unidade destinada aos pacientes que vão necessitar de tratamento, onde uma reforma está ampliando a capacidade de atendimento. “Presenciamos monitores, bombas, respiradores, leitos e vimos que está quase tudo pronto”. E completou: “Também vimos os EPIs e testemunhamos o preparo da equipe que passou por treinamento na última segunda-feira”.

Outro ponto positivo, segundo a conselheira, foi que a estrutura do hospital está de acordo com as recomendações da OMS e protocolos locais, incluindo o repouso do pessoal da enfermagem, por respeito a legislação e bom senso. “Cada setor, para evitar que cruzem, tem sua salinha de estar com sua área de descanso”, avaliou.