30/12/2017

Coren-PB solicita liberação de férias e revisão salarial dos profissionais de enfermagem contratados pelo estado

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB)  solicitou a

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB)  solicitou a Secretaria de Saúde do estado a liberação das férias e a revisão dos salários dos profissionais de enfermagem que trabalham em regime de contrato temporário.

O direto a férias é assegurado constitucionalmente pelo artigo 7º, inciso XVII e evita o desgaste físico e psicológico resultantes das atividades laborais. “O descanso prolongado visa preservar a saúde do profissional e evitar acidentes de trabalho causados pelo cansaço. O descanso evita, principalmente, possíveis danos ao paciente”, afirma Ronaldo Beserra, presidente do Coren-PB.

O Coren-PB entende ainda que existe a necessidade da revisão salarial destes profissionais, em conformidade com o artigo 62 do Código de Ética de Enfermagem, que preconiza que é direito do profissional receber salários compatíveis com o nível de formação, a jornada de trabalho, a complexidade das ações e a responsabilidade do exercício profissional.

“A enfermagem é um dos braços da saúde, merece respeito e valorização. Queremos o reconhecimento financeiro e que seja reajustado os valores atuais que hoje é em média R$ 900 para nível médio e R$ 1000 para nível superior, valores incompatíveis com a complexidade  das atividades que executamos”, conclui Beserra.




  • infor
  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • enfermagem
  • tv coren