30/01/2020

Coren PB realizou 44% de fiscalizações acima do esperado para 2019

O ano de 2019 para o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) começou com a expectativa de que fossem realizadas 424 fiscalizações, mas graças a atuação do Departamento de Fiscalização o total foi de 612. Ou seja, 44% acima da meta traçada para o ano.

Das fiscalizações, 117 foram do tipo retorno proativa, 45 retornos reativos, 101 fiscalizações iniciais reativas e 349 fiscalizações iniciais proativas. As fiscalizações proativas foram 466 e as reativas 146.

Vale destacar que para 2019 estavam previstas visitas a 79 municípios, mas os fiscais inspecionaram serviços de Enfermagem localizados em 113 municípios. A cobertura de cidades visitadas ao longo do ano na Paraíba pela fiscalização do Coren-PB foi de 51%, aproximadamente.

Durante o ano passado a Fiscalização autuou 394 processos administrativos, 36% a mais do que o estimado.

Dos serviços visitados, 470 estavam localizados no interior do estado e 113 na região metropolitana. Foram 332 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com seus serviços de enfermagem fiscalizados, sendo 286 no interior do estado e 46 na região metropolitana. Ademais, 280 serviços de enfermagem fiscalizados de hospitais, unidades de saúde mista, Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPIS), entre outros.

O departamento de fiscalização superou o número de fiscalização previsto no plano de trabalho. De acordo com os números apresentados, ficou evidente que todas as metas traçadas foram alcançadas e, na maioria das vezes, superadas. Desse modo, foi realizada a identificação 1.476 itens notificados, resultando em 422 notificações, com a predominância da inexistência ou inadequação de documentos relacionados ao gerenciamento do serviço de enfermagem.

Durante o ano de 2019, também foram emitidas 1006 Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT), 7.516 carteira de identidade profissional do Coren-PB e 14.575 profissionais de enfermagem foram fiscalizados em 612 inspeções realizadas.

As fiscalizações são essenciais ao Coren PB por se tratar de uma entidade autônoma de interesse público, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo primordial do Conselho é zelar pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

Fiscalizações realizadas – 612
Municípios fiscalizados – 113