23/08/2019

Coren-PB orienta sobre recomendações do Ministério da Saúde no combate ao Sarampo

Profissionais de saúde e crianças entre seis a 11 meses devem ser vacinadas

O Ministério da Saúde divulgou uma nota onde recomenda que crianças entre seis e 11 meses de idade sejam vacinadas, com uma imunização denominada “dose zero”. A iniciativa visa diminuir a incidência nesta faixa etária. A única ressalva é que ela seja dada com pelo menos 30 dias de diferença da primeira dose, aplicada aos 12 meses.

Este tem sido o grupo etário com maior presença proporcional de casos confirmados de Sarampo, com 38,3 em cada 100 mil habitantes, contra uma média geral de 4,10 em cada 100 mil habitantes.

Essa ação é emergencial e deve ser interrompida quando os estados não apresentarem casos confirmados por pelo menos 90 dias consecutivos.

 

A vacinação de rotina contra o Sarampo deve ser mantida na população de um ano até 49 anos de idade, considerando o histórico anterior das vacinas que contenham o componente Sarampo de acordo com a caderneta de vacinação.

Dr.ª Renata Ramalho, presidente do Coren-PB, alerta que os profissionais de saúde também devem se proteger contra a doença. O Ministério da Saúde recomenda que trabalhadores de saúde expostos ao vírus estejam vacinados e busquem cuidados para evitar a propagação do Sarampo nas unidades de saúde. É muito importante que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados” destacou.




  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • enfermagem
  • tv coren