21/04/2022

Coren-PB fiscaliza HNSN, em João Pessoa

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB)

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) visitou o Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN), em João Pessoa, para constatar denúncias sobre a atribuição da função de maqueiro aos profissionais de enfermagem. Foram recebidas ainda, denúncias da comunidade acerca dos atendimentos da enfermagem no serviço, especialmente nos setores de internação clínica e cirúrgica, urgência obstétrica e UTIs. Assim, foi também realizada inspeção onde os problemas foram pontuados.

“Foram solicitados documentos inerentes ao planejamento da assistência de enfermagem para que sejam analisados pelo Departamento de Fiscalização, dentre os quais o dimensionamento de pessoal de enfermagem”, esclarece a fiscal Silvia Niedja.

Segundo a presidente do Coren-PB, Rayra Beserra, denúncias referentes à demissão dos maqueiros e da atribuição desta função aos profissionais de enfermagem foram recebidas desde o ano passado e encaminhada ao Ministério Público do Trabalho. Atualmente ela tramita através do processo nº 000214.2020.13.000/2, no Ministério Público do Trabalho.

“Encaminhamos a denúncia ao Ministério Público do Trabalho e no momento aguardamos a resolutividade do processo. Nosso papel é registrar a ocorrência de riscos para a população e profissionais, em virtude de subdimensionamento de equipe e de atribuições que não são inerentes à enfermagem”, destaca.