27/10/2019

Coren-PB encerra I Encontro de Urgência e Emergência com grande simulado com múltiplas vítimas

O simulado foi parte da programação do evento que teve mais de 350 inscrições

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) realizou, no auditório da UNIFIP – Centro Universitário, na cidade de Patos-PB, o I Encontro de Urgência e Emergência do Coren-PB. A programação contou com palestras e mesas redondas nos dois primeiros dias e no terceiro dia, o evento foi encerrado com um grande simulado que encenou um acidente com múltiplas vítimas.

 

Foram mais de 350 inscrições realizadas e a presença de palestrantes conhecidos nacionalmente e que são referência em urgência e emergência e atendimento pré-hospitalar, trazendo diversas pautas pertinentes à categoria.

 

Os enfermeiros e técnicos de Enfermagem da Urgência e Emergência e APH discutiram sobre os aspectos éticos e legais da Enfermagem; Práticas avançadas da Enfermagem na Urgência e Emergência, o panorama do trauma no Brasil, passando pela preservação de cena de crime durante atendimento e ocorrências de grandes proporções, como desabamentos e desastres.

 

O evento teve início no dia 24 e foi encerrado no dia 26 com um grande simulado que reuniu SAMU, Corpo de Bombeiros e profissionais da enfermagem. O cenário para o simulado foi uma via pública onde foi reproduzido um acidente com múltiplas vítimas. Um motorista teria sofrido um mal súbito, perdido o controle do veículo, atropelado nove pedestres e colidido em um poste. Em pouco tempo equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros estavam no local mostrando, na prática, os protocolos de atendimento que devem ser usados em situações como a simulada pelo evento.

 

O Coordenador geral do evento e conselheiro do Coren-PB, Dr. Emanuel Almeida, frisou a importância de preparar as equipes para situações com múltiplas vítimas “ A ideia é exatamente integralizar os serviços para que eles possam estar preparados para uma situação com múltiplas vítimas, dentro de um cenário em que as equipes estejam falando a mesma linguagem para que tudo possa sair na mais perfeita harmonia” destacou.

 

A ação é uma iniciativa da gestão do Coren-PB que visa treinar e integrar os profissionais de saúde e segurança pública do estado, além de definir os protocolos de atendimento que deverão ser usados em situações reais envolvendo múltiplas vítimas. “Escolhemos o município de Patos-PB, pela importância que a cidade tem para o sertão do estado e principalmente porque a última vez que houve uma simulação dessa natureza foi a ocasião da inauguração do SAMU da cidade, em 2006. Aqui fazemos um simulado, mas é o tipo de acidente que pode realmente acontecer, e os profissionais precisam estar preparados. Então neste encontro foi possível transmitir conhecimento para este tipo de situação, mas também focando na legislação e resoluções que guiam a enfermagem” disse a Dra. Renata Ramalho, presidente do Coren-PB e idealizadora do evento.

 

Para o secretário de saúde do município, Umberto Joubert, essa parceria entre o Coren-PB e a secretaria de saúde foi importante para valorizar a cidade. “Patos foi a segunda cidade escolhida para a realização desse tipo de simulado, isso mostra a importância do nosso município. Nós temos que pensar grande, Patos é uma cidade que está crescendo e esse tipo de acidente pode acontecer, infelizmente. Mas precisamos também estar preparados para agir”, finalizou.




  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • enfermagem
  • tv coren