27/07/2018

Coren intensifica fiscalização em unidades de saúde de Patos

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) segue intensificando

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) segue intensificando a agenda de vistorias nas unidades de saúde pelo interior do estado.  Dentro das ações está a fiscalização de 21 Unidades Básica de Saúde da Família (UBSF), no município de Patos.

Nas Unidades inspecionadas havia três sem enfermeiro na equipe. “No ato da fiscalização a secretaria de saúde designou um enfermeiro para a Unidade Enaldo Torres. Atualmente, continuam sem enfermeiro na equipe da Unidade Walter Ayres e da Nabor Wanderley”, afirma a fiscal Graziela Cahú.

Também foram detectadas irregularidades no Centro de Esterilização e Material. O setor não tinha equipamentos, suprimentos e materiais necessários para a enfermagem realizar as atividades de esterilização e desinfecção dos produtos de saúde utilizados.

No que tange as competências do enfermeiro responsáveis técnicos, muitas delas não estavam sendo desenvolvidas, conforme determina a Resolução Cofen nº 509/2016. Em nenhuma unidade de saúde havia o estudo sobre o dimensionamento do pessoal de enfermagem, assim como a elaboração de procedimento operacional padrão para as atividades dos técnicos de enfermagem.

“A maioria dos enfermeiros confirmaram a não realização do diagnóstico situacional e o plano de trabalho. Aqueles que afirmaram ter feito o diagnóstico e o plano, não apresentou documento comprobatório”, pontua Graziela.

Além disso, durante a inspeção alguns profissionais  foram identificados com carteira do Coren-PB com prazo de validade expirado.

Diante das irregularidades detectadas, os serviços e os profissionais abordados pelos fiscais foram notificados.  “Foi concedido um prazo para regularização e, caso não sejam sanados os problemas após o vencimento, serão tomadas as medidas administrativas e judiciais pertinentes para cada situação”, afirma Renata Ramalho, presidente do Coren-PB.

A diretoria do Coren-PB pretende ainda realizar duas reuniões, sendo uma com a gestão municipal e outra com os enfermeiros da atenção básica de Patos-PB, com o objetivo de apresentar o resultado da fiscalização e estabelecer metas a serem alcançadas.