15/01/2021

Conselheiros recebem treinamento sobre Processos Éticos e o Sistema Cofen/Corens

O treinamento abordou as etapas de admissibilidade, a elaboração de parecer e o julgamento, além das sanções e os métodos de aplicação ...

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) promoveu o treinamento sobre Instrução de Processos Éticos para os novos conselheiros, da gestão 2021/2023. O evento aconteceu nos dias 13, 14 e 15/01, na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.

Coren-PB, Rayra Beserra, ressaltou a importância da capacitação para desmistificar o processo ético, trazendo para o plenário uma visão mais pedagógica, mas cientes que ocorrerão casos em que penalidades serão necessárias. “Sabemos que muitos casos de processos são decorrentes das condições precárias de trabalho e das jornadas exaustivas. Estaremos bem atentos a essas situações”, concluiu a presidente.

O treinamento foi ministrado pelo gerente do Departamento de Processo Ético, Júnior Gomes, e abordou as etapas de admissibilidade, a elaboração de parecer e o julgamento, além das sanções e os métodos de aplicação, conforme dispõe a Resolução Cofen Nº 370/2010.

A programação do evento contou ainda, com a Imersão sobre as peculiaridades do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, ministrada pelo Controlador do Coren-PB, Ronyere Lima.