23/04/2021

Conselheiros eleitos definem a nova diretoria do Cofen

A paraibana Betânia dos Santos foi reconduzida à Presidência, tendo como vice Antônio Marcos Gomes

A nova gestão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) definiu nesta sexta-feira (23/04), em eleição interna, a diretoria do triênio 2021/2024. A conselheira Betânia dos Santos, professora da Universidade Federal da Paraíba, com ampla experiência em assistência e gestão, foi escolhida para a Presidência. O vice-presidente eleito é o enfermeiro Antônio Marcos Gomes, natural de Santarém. Atuante no Sistema Cofen/Conselhos Regionais e nas políticas de Saúde desde estudante, Antônio Marcos foi de estagiário a presidente, por dois mandatos, do Coren-PA. É professor da Universidade Estadual do Pará.

“Seguiremos atentos e atuantes no combate à pandemia de Covid-19, colaborando com políticas de Saúde e fortalecendo ações de fiscalização. Nosso objetivo é promover uma assistência segura de Enfermagem, com apoio ao aprimoramento técnico-científico, valorização dos profissionais e integração do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, contribuindo para uma fiscalização cada vez mais efetiva em todo o Brasil”, afirmou a presidente, Betânia dos Santos. Betânia havia iniciado mandato na gestão anterior, quando foi escolhida, em votação interna, para substituir o ex-presidente Manoel Neri, eleito para a Presidência do Coren-RO.

Vice-presidente Antônio Marcos Gomes e a presidente Betânia dos Santos

Para o vice-presidente Antônio Marcos Gomes, “a Enfermagem enfrenta um paradoxo durante a pandemia. Vive um momento de muito reconhecimento e valorização, mas também de maior vulnerabilidade, com jornadas exaustivas, enfrentando diariamente o medo da morte e circunstâncias muito duras de trabalho. É preciso fortalecer ações institucionais integradas, em defesa da Saúde Coletiva e das pautas históricas da profissão”.

A eleição e a posse, realizadas  na sede do Cofen, com transmissão ao vivo pela internet, respeitaram as normativas de biossegurança, com distanciamento social e uso de máscaras.  Todos os presentes realizaram teste sorológico para Covid-19.

 

Conheça os novos conselheiros

Nova gestão do Cofen (2021/2024)

Conselheiros Efetivos

Betânia Maria Pereira dos Santos (Presidente)

Antônio Marcos Freire Gomes (Vice-presidente)

Silvia Maria Neri Piedade (1ª secretária)

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho (2º secretário)

Gilney Guerra de Medeiros (1º tesoureiro)

Wilton José Patrício (2º tesoureiro)

Helga Regina Bresciani

Daniel Menezes de Souza

Vencelau Jackson da Conceição Pantoja


Conselheiros Suplentes

Claudio Luiz da Silveira

Dannyelly Dayane Alves da Silva

Emília Maria Rodrigues Miranda Damasceno Reis

Ivone Amazonas Marques Abolnik

Josias Neves Ribeiro

Leocarlos Cartaxo Moreira

Lisandra Caixeta de Aquino

Márcio Raleigue Abreu Lima Vede

Tatiana Maria Melo Guimarães

Fonte: Ascom – Cofen




  • perfil
  • BannerLateralMunean-207x111
  • tv coren